Vício postural: O vício oculto que pode danificar sua saúde

Postura-2p

Você possui vícios posturais? Sabe aquele costume de sempre cruzar a mesma perna, dormir na mesma posição? A maioria das mulheres usam a bolsa sempre do mesmo lado ou sentam tortas. Estas e muitas outras manias tratam-se de vícios posturais, o que como qualquer outro vício, pode colocar sua saúde em risco.

O que é a postura corporal?

A postura corporal é a posição do corpo humano, sendo ela de suma importância para a saúde de nosso corpo. A má postura pode levar a lesões na coluna, ombros e quadril, sendo também responsável por deformações morfológicas posturais, como deformações de esqueleto, musculatura e tecido adiposo. Para evitar quaisquer danos causados pelos vícios corporais é importante estar atento a postura durante todas as atividade do cotidiano. A cima de tudo sempre realizar qualquer atividade com a postura correta, conservando as curvas fisiológicas. Portanto deve evitar  forçar a curvatura da lombar, dorsal e cervical, mantendo-se no eixo gravitacional do corpo humano. 

Como melhorar a postura?

Devido a sua sustentação e anatomia, o Elastique possui o poder de auxiliar na reeducação postural, incentivando o corpo a permanecer dentro do eixo gravitacional. É importante que durante o processo de adaptação deva realizar o uso com aumento de tempo progressivo, para que possa gradativamente ir recondicionando a postura, evitando forçar o corpo ao velho hábito de vícios posturais.  

Pessoas com má postura frequentemente relatam sentir incômodos durante o uso do elastique nas primeiras semanas de uso, quando a utilização não se dá de forma gradual. Este incômodo pode ser proveniente da reeducação postural, onde um corpo que estava habituado em uma postura é “forçado” a permanecer por longas horas em outra .  Cabe salientar que caso force manter-se na postura incorreta utilizando a peça, a mesma poderá sofrer danos, levando a deformação das barbatanas por vícios posturais, ainda que nos primeiros meses de uso.

 Além de manter a postura correta e utilizar o Elastique by Madame Sher, outras dicas podem ajudar a se livrar de vez dos vícios posturais, entre elas estão a realização de alongamentos ao decorrer do dia, buscar ajuda de um profissional em RPG (Reeducação Postural Global), adotar equipamentos ergonômicos no seu local de trabalho e a realização de atividades físicas dando preferência a pilates, yoga, natação e hidroginástica.

 

 

 

Fontes:  

https://www.centraldafisioterapia.com.br/especialidades/rpg-vicios-posturais https://www.centraldafisioterapia.com.br/dicas-de-saude/a-importancia-da-postura https://conceito.de/postura-corporal